Pular para o conteúdo principal

Opuntia ficus-indica: Figueira da Índia


      Na 4º associação do grupo Aprender é Viver realizada no dia 04 de outubro de 2017, o tema trabalhado foi: Plantas alimentícias não convencionais e a busca de uma agricultura sustentável, onde apresentou-se a última PANC a ser trabalhada do período de 2017.2, a Opuntia ficus-indica, conhecida popularmente como figueira da Índia ou palma.  
    


           Essa é um planta da família das cactáceas, arbustiva e arbórea, podendo atingir até 5 metros, ramificando-se e espalhando-se lateralmente. Adaptada ao clima desértico, cultiva-se facilmente em solos pobres e locais de clima seco. A figueira da índia possui baixo teor de proteínas e lipídeos, alto teor de carboidrato e água, e é fonte de cálcio, fósforo, magnésio e potássio, tendo valores de vitamina C comparáveis com os da laranja, limão e mamão. 
          Pode-se utilizar a raquete (palma) para preparação de saladas, pães, geleias e bolinhos de queijo; Os frutos (figos da índia), que são carnudos com polpa gelatinosa e doce, podem ser consumidos em sua forma natural ou na fabricação de doces e compotas; Já as flores são utilizadas para fazer infusões. No encontro foi utilizado o figo da índia para a produção de um sorbet, segue abaixo a receita:


           INGREDIENTES:
1 Kg de morango
20 bananas médias
300 gramas de figo da índia

             MODO DE PREPARO
Higienize a banana, o morango e o fígo da índia.
Descasque as bananas e corte-as em rodelas;
Retire a casca do figo da índia, utilize sua polpa;
Congele todos os ingredientes;
Retire-os do congelador e  passe-os no processador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cariru

CONHEÇAM BELDROEG ÃO OU CARIRU... Hoje o "Aprender é Viver" conheceu a T alinum triangulare ,  podendo ser mais conhecida popularmente por cariru, cururu, João Gomes e beldroegão . A planta rasteira é própria da região amazônica e por lá muito utilizada na culinária, e aqui no nordeste também apresenta boa adaptação . P ossui grande valor nutritivo, sendo rica em vitaminas A, B2, B5 e C. Além de minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Magnésio e Potássio.   De fácil cultivo, não necessita grandes cuidados. Adapta-se bem em climas quente e úmido e de baixa fertilidade de solo, sendo dessa forma encontrada facilmente como planta invasora de plantações e terrenos baldios. Talinum triangulare. Cariru, João Gomes ou beldroegão Podemos usar suas folhas suculentas e talo para fazer recheios, patês, temperar saladas...basta usar a imaginação! Em nosso encontro, foi servida uma torta salgada acompanhada de suco rosa geladinho.         ...

Boas-vindas!

Este blog é destinado às publicações das atividades da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional do curso de Graduação da UFRN. Durante todo o semestre esta disciplina proporciona encontros com o "Aprender é Viver", um grupo composto por pessoas de todas as idades que, em sua maioria  apresentam Doenças Crônicas Não Transmissíveis (como diabetes e hipertensão) e que já recebem atendimento nutricional individualizado. Para fortalecer este tratamento, quinzenalmente, às quartas-feiras, essas pessoas se reúnem com os alunos do curso para irmos além das questões nutricionais e na busca de uma saúde trabalhada por uma ótica complexa. É assim que há mais de 10 anos histórias das mais diversas, emoções, sentimentos e memórias são compartilhadas num ambiente acolhedor e de muito amor. Esta é, portanto, uma publicação de boas-vindas e um convite para se deliciarem não apenas com os apetitosos encontro do "Aprender é Viver" como também com as atividades de Educação Alime...